Sobrancelhas – Estética do supercílios, o que é, para que serve?

Sobrancelhas – Estética do supercílios, o que é, para que serve?

Com o passar dos anos, é comum o surgimento de sinais faciais e mudanças na estética do rosto, que podem ser causados por diversos fatores diferentes, como a ação do tempo, estresse, fatores genéticos e hereditários, dentre outros, que podem impactar a autoestima, como é o caso da queda do supercílios, também conhecida por sobrancelha “caída”, dando um aspecto mais envelhecido e cansado ao rosto.

Como as sobrancelhas são responsáveis por destacar as expressões faciais, a queda do supercílios tende a deixar o rosto com uma expressão de cansaço e de envelhecimento, o que pode ser percebido negativamente pelos pacientes, que buscam tratamento para “levantar” a região, deixando o rosto com aspecto mais jovial.

Explicamos agora o que é a queda do supercílios, a diferença entre esse problema e o excesso de pele das pálpebras, os principais tratamentos disponíveis, atualmente para lidar com a queda das sobrancelhas e também para quem é recomendado esse tipo de tratamento. Confira abaixo e ótima leitura!

Diferença entre queda de supercílios e excesso de pele das pálpebras

Muitos pacientes buscam o consultório médico alegando necessidade de cirurgia estética nas pálpebras, mas o movimento de elevar os supercílios, representa que a mudança desejada é a elevação das sobrancelhas.

As sobrancelhas, conhecidas também por supercílios, são parte importante do rosto por servirem como elementos que constroem as expressões faciais, tendo também importante papel de proteger os olhos contra a transpiração, a luz excessiva e a poeira, mas com a passagem do tempo elas podem se modificar, especialmente quando expostas em excesso ao sol, em decorrência de fatores genéticos e com o estado de saúde.

O passar dos anos também faz com que as sobrancelhas se desloquem mais para baixo e para o centro do rosto, que somadas ao surgimento de linhas de expressão, sulcos e rugas mais profundas, acabam por conferir um aspecto mais envelhecido ao rosto da pessoa uma verdadeira mudança na expressão da face.

O que é o tratamento estético do supercílios?

Por ser a região mais expressiva da face, a região dos olhos é fundamental para a percepção da autoestima, sendo que o posicionamento do supercílios pode fazer com que a pessoa tenha expressões que não representem seu estado de espírito ou que impactem negativamente sua percepção pessoal. ???

Devido a isso, o tratamento estético da região visa conferir ao supercílios um aspecto mais jovial e natural, sendo utilizados diversos tratamentos, de acordo com as necessidades específicas do rosto de cada paciente, visando garantir resultados que não pareçam artificiais ou impactem negativamente a estética do rosto.

Além disso, o médico especialista busca, muitas vezes, obter o aspecto estético original do supercílios, ou seja, utilizar procedimentos que permitam obter resultados semelhantes ao aspecto natural das sobrancelhas do paciente quando mais jovem.

Como é realizado o procedimento para levantar a sobrancelha?

Existem diversos tipos de tratamento para realizar a suspensão da sobrancelha e obter um aspecto de rejuvenescimento facial, sendo que os mais conhecidos são a aplicação da toxina botulínica (Botox), que conseguira manter a elevação até certo grau de envelhecimento , após isto normalmente será necessário a realização de cirurgia para correção de excessos de pele das pálpebras e ou uma suspensão dos supercílios como descrevemos abaixo:

Aplicação de toxina botulínica

Para situações mais simples, como é o caso dos problemas relacionados ao contorno das sobrancelhas, onde a cauda do supercílios apresenta queda, podem ser tratados com a aplicação de toxina botulínica, em um procedimento simples e que apresenta ótimos resultados.

Em geral, de acordo com a sensibilidade do paciente, é realizada a aplicação de anestésico tópico na região do supercílio, devido à picada da agulha utilizada para a aplicação da substância no canto dos olhos, no chamado músculo orbicular,

Isso faz com que o músculo frontal (da testa) suspenda a sobrancelha, garantindo um aspecto mais jovem ao rosto. É importante que o médico responsável pelo tratamento seja especializado na aplicação, para garantir resultados naturais e mais duradouros, podendo chegar a oito meses.

Procedimento de suspensão do supercílio com um lifting endoscópico

É possível que seja realizada cirurgia para levantamento de supercílios, procedimento conhecido por lifting frontal ou  browlifting, onde as sobrancelhas são suspensas, alinhando o contorno do supercílios e oferecendo um aspecto mais jovem ao rosto.

A técnica mais moderna para isto é a videocirurgia. Com microincisões, quase sem cicatrizes e apoio de equipamento de vídeo, que permitem ao médico ter visão clara das estruturas sob a pele e, com o auxílio de instrumentos de ponta, são tratados os músculos faciais e reposicionados os tecidos responsáveis pelo aspecto das sobrancelhas, o que proporciona uma estética mais jovial ao rosto.

Para quem é recomendado esse tipo de tratamento?

Os procedimentos estéticos para o supercílios e das pálpebras são recomendados para todas as pessoas que estão insatisfeitas com o aspecto visual de suas sobrancelhas, seja por questões de idade, sejam por características faciais ou genéticas, cabendo ao médico especialista entender cada caso e identificar as melhores opções.

É importante ter em mente que os resultados podem variar de acordo com a idade, com o tipo de procedimento utilizado, com o tipo de pele e também que as recomendações médicas pré e pós tratamento sejam seguidas com cuidado.

O que você achou de entender melhor o que é e como funcionam os tratamentos focados na estética das sobrancelhas (supercílios), como eles funcionam, o que significa suspensão superciliar e também para quem é recomendado esse tipo de tratamento? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja se manter informado, nos acompanhe nas redes sociais pelo Facebook e Instagram e deixe seu comentário abaixo, em caso de dúvidas. Conte conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

× Como posso te ajudar?