Lipoaspiração ultrassônica – Qual a diferença e quais as suas indicações

Lipoaspiração ultrassônica – Qual a diferença e quais as suas indicações

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados na cirurgia plástica pelos pacientes que desejam uma melhora no contorno corporal. Quando soma se tecnologia a um procedimento realizado desde 1978 os resultados podem ser ainda melhores. Como é o caso da lipoaspiração ultrassônica.

Esse procedimento, que é uma evolução da lipoaspiração tradicional, também é  chamado por muitos de lipoaspiração “ High Definition”. Explicamos agora o que é a lipoaspiração ultrassônica, quais são as principais diferenças entre esse procedimento e a lipoaspiração tradicional, como ela é realizada e seus principais benefícios e também quais as indicações e cuidados do procedimento. Confira mais detalhes abaixo e ótima leitura!

Entenda o que é lipoaspiração ultrassônica

A lipoaspiração ultrassônica é um procedimento estético de cirurgia plástica, voltado à remoção de gordura localizada, utilizando uma técnica que promove a liquefação da gordura antes de sua remoção, utilizando ultrassom para esse processo.

No procedimento, é injetada uma solução salina, conhecida como fluido intumescente, na região do corpo onde será realizada a remoção de gordura, sendo aplicadas posteriormente ondas ultrassônicas de alta frequência, que promovem a liquefação da gordura, passando então a gordura de forma sólida para líquida, haverá assim uma emulsificação do adipócito, a célula de gordura.

Saiba quais as diferenças da lipoaspiração ultrassônica e a tradicional

Entre as principais diferenças do procedimento de lipoaspiração ultrassônica e lipoaspiração tradicional, é possível destacar e menor traumatismo, pois ao invés da cavitação e aspiração mecânica do adipócito, haverá a sua liquefação, ocorrendo menor chance de perfurações, menor áreas de equimoses – roxidões, consequentemente menor trauma, paciente se recuperando de forma mais rápida. Outro grande benefício é que as ondas geradas de ultrassom, geram aquecimento, e este aquecimento é muito bem vindo para um encolhimento de pele, evitando os casos de flacidez pós lipoaspiração.

Entenda como ela é feita

Assim como toda lipoaspiração, ela deve ser feita dentro das normas de segurança, dentro de um centro cirúrgico adequado e com recursos, e sempre os pacientes passam em avaliação pré anestésica com médico anestesiologistas para excluir riscos clínicos. Após a anestesia e com paciente dormindo em segurança, é inserido o fluido intumescido, que permitirá que a gordura seja removida posteriormente, sendo então utilizada uma cânula capaz de emitir energia ultrassônica para liquefazer a gordura localizada, após a gordura passada de sólida para líquida , este líquido é aspirado já parecendo os resultados nos primeiros dias de pós operatório.

Conheça os principais benefícios da lipoaspiração ultrassônica

É possível destacar uma série de benefícios relacionados a escolha da lipoaspiração ultrassônica em detrimento do procedimento tradicional. Eles estão diretamente ligados ao tipo de equipamento utilizado e no impacto físico ao paciente, conforme já citados. Confira:

  • Maior regularidade nos resultados e maior abrangência de áreas em que o procedimento pode ser utilizado;
  • Maior eficiência na retração da pele após o procedimento;
  • como o trauma é menor, A recuperação é mais rápida, sendo que a lipoaspiração ultrassônica causa menos dor e desconforto do que o método tradicional;
  • retorno mais rápido às suas atividades profissionais e sociais
  • regularizar áreas de fibroses de lipoaspirações prévias, homogeneizando áreas de irregularidades

Veja o que é preciso saber antes de escolher o procedimento

Antes de qualquer procedimento de lipoaspiração, é fundamental entender que esse não é um procedimento voltado à perda de peso, mas sim utilizado para promover uma melhor estética da área operada e também possibilitar a remoção de gordura de áreas de difícil perda através de outros procedimentos e tratamentos, como dietas e exercícios. Além disso, existem situações onde o procedimento não é recomendado por riscos médicos, como cardiovasculares e pulmonares, por isso da importância de uma avaliação pré anestésica antes da cirurgia.

Saiba quais as indicações e locais de tratamento da lipoaspiração ultrassônica

Em geral, qualquer pessoa em condições normais de saúde pode ser submetida ao procedimento de lipoaspiração ultrassônica, cabendo ao médico decidir durante o exame físico quais áreas a paciente deseja tratar. A lipoaspiração ultrassônica pode ser utilizada em diversas partes do corpo, como abdômen, flancos, culotes, interno coxas , posterior  braços, região abaixo do queixo (papada) , e região pré peitoral nos homens. Ela também é muita bem indicada nos casos de lipoaspirações secundárias, em que na primeira cirurgia ficaram resultados insatisfatórios, áreas de fibroses e irregularidades, as ondas ultrassônicas servirão para regularizar essas áreas e melhorar e dissolver essas fibroses.

Cuidados após a lipoaspiração ultrassônica

Em comparação ao procedimento de lipoaspiração tradicional, a técnica de lipoaspiração ultrassônica apresenta tempo de recuperação mais breve, sendo que os cuidados após o procedimento também costumam ser mais simples.

Em geral, o paciente pode retornar às atividades em um período de sete a quatorze dias após o procedimento, sendo que atividades mais exigentes, como esportes físicos, são autorizados após três a quatro semanas. Também é comum que o médico recomende exercícios moderados, como caminhadas leves, após alguns dias da realização da lipoaspiração ultrassônica, já que isso auxilia na circulação sanguínea e ajuda no processo de recuperação.

O que você achou de saber mais a respeito da lipoaspiração ultrassônica, entender o que é esse procedimento, quais são as diferenças da lipoaspiração tradicional para o procedimento ultrassônico, quais seus principais benefícios e também os cuidados necessários após o procedimento? Se você gostou, nos acompanhe nas redes sociais pelo Facebook e Instagram. Conte conosco!

Comentar

Seu e-mail não será divulgado

× Como posso te ajudar?