Importante: a dieta saudável pós operatório é fundamental

Importante: a dieta saudável pós operatório é fundamental

Seja a cirurgia estética ou de saúde, a boa alimentação é essencial no pós operatório. Após um processo cirúrgico é gerado um estresse em nosso organismo, uma vez que esse exige uma resposta frente ao trauma causado. O estresse, seja ele de qualquer natureza, tanto físico, mental ou emocional precisa de nutrientes para neutralizar os radicais livres que são produzidos, evitando que eles nos causem danos.

Após a cirurgia, o sistema imunológico fica mais debilitado, o que facilita infecções e inflamações pois o trauma causa alterações da composição das membranas e enzimas celulares. Uma dieta rica em anteoxidantes é fundamental no período pós-cirúrgico para favorecer a cicatrização e a redução de edemas.

A proteína animal é um dos alimentos que não poderá faltar na sua dieta, são estas: carne, leite, ovo, queijo, peixe, entre outros. A proteína contém aminoácidos essenciais além de ser responsável pela reconstrução dos tecidos do nosso corpo.

Alguns nutrientes merecem atenção especial para que haja uma boa recuperação. Para a melhora e suporte do sistema imunológico, primeiro temos que pensar no órgão onde há maior produção, cerca de 70 a 80%, das células de defesa. Esse órgão é o intestino que tem, entre outras, a função de barreira imunológica. Vários são os fatores que alteram a permeabilidade do intestino favorecendo passagem de substâncias indesejáveis e gerando as inflamações tais como, álcool, fumo, medicamentos, estresse e má alimentação (falta de fibras, excesso de açúcar e gorduras, principalmente as trans). Para que essa barreira seja eficaz, podemos usar a glutamina, aminoácido essencial para a síntese protéica e para a replicação celular, inclusive intestinal. A glutamina também tem a função de alimentar as células do sistema imunológico, fortalecendo nossas defesas. Na alimentação, podemos ingerir glutamina a partir das seguintes fontes: peixe, ovos, leite, carne de porco, carne, aves, iogurte, queijo ricota, queijo cottage.

As vitaminas também são de extrema importância no processo de recuperação de qualquer cirurgia. A vitamina A é essencial para a manutenção da estrutura e integridade funcional das células epiteliais; necessária para a resposta imunológica dos linfócitos. A vitamina C é necessária para o aumento da resposta imunológica e é a grande percursora do colágeno, fundamental para a cicatrização. A vitamina E é um componente essencial das membranas, mucosas e tecido epitelial e é necessária para manter sua integridade e promover funcionamento normal.

Alimentos ricos em vitaminas:

Vitamina A – é encontrada naturalmente em muitos alimentos, pricipalmente frutas e verduras. Frutas ricas em vitamina A: melão, damasco, papaia, manga. Verduras: cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha e beterraba.

Vitamina C – As fontes naturais mais ricas de vitamina C são frutas e vegetais. Vitamina C também está presente em alguns cortes de carne, especialmente o fígado. Algumas frutas e vegetais ricos em vitamina C incluem: acerola, kiwi, pimentão, pimenta malagueta brócolis e frutas cítricas.

Vitamina E – A vitamina E é obtida pelas plantas através da luz solar. Boas fontes de vitamina E são sementes de girassol, nozes, amendoim e germe de trigo.

Também é importante ressaltarmos a importância de ômega 3 e 6 os famosos ácidos graxos das quais nossas membranas célulares são compostas. Como em um processo cirúrgico essas membranas são rompidas, é essencial que o consumo de alimentos ricos em ômegas para a recuperação e integridade. Eles são facilmente encontrados em peixes, castanhas e óleos vegetais.

A dieta saudável é sempre fundamental para o funcionamento e bem estar do nosso corpo e quando realizamos uma cirurgia precisamos estar ligados, pois nosso organismo passa por uma fase de reconstrução e ficamos mais debilitados e sucessíveis a danos que possam vir a ocorrer. Além disso, a alimentação com os nutrientes essenciais farão do processo de recuperação ainda mais rápido e saudável.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado

× Como posso te ajudar?