PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP

DOWNLOAD do Informe VI – COVID -19

CÓDIGO: POP 01
VERSÃO: 01
DATA: 04.04.2020
REVISÃO: 00
PAG: 00/00

CÓDIGO: POP 01
VERSÃO: 01
DATA: 04.04.2020
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PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP
ASSUNTO: Padronização da Assepsia e Uso de EPIs em Época de Pandemia pelo Coronavírus.
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP
ASSUNTO: Padronização da Assepsia e Uso de EPIs em Época de Pandemia pelo Coronavírus.

ÍNDICE

1– OBJETIVOS
2– ÁREAS ENVOLVIDAS
3 – CONSIDERAÇÕES GERAIS
4 – PROCEDIMENTOS / METODOLOGIA

• OBJETIVO
Este POP tem como objetivo padronizar a higienização e assepsia dos funcionários, uso de EPIs, assepsia das máquinas de tratamento estético, bem como a circulação nos locais comuns dentro do XXXXX neste período de enfrentamento a pandemia de Coronavírus;
Ao fim da pandemia e liberação para todos os tratamentos eletivos, este POP não será mais necessário;
Como a pandemia tem um comportamento dinâmico, este POP poderá ser revisado e modificado a qualquer momento de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, ANVISA.

• ÁREAS ENVOLVIDAS
Para a elaboração deste POP foram envolvidas todas as áreas do Espaço e seus funcionários:
Recepção;
Administrativo;
Médicas;
Esteticistas;
Higienização e Limpeza.

• CONSIDERAÇÕES GERAIS
O coronavírus é conhecido por causar infecções de vias aéreas superiores e gastrointestinais desde 1970, ocasionalmente levando a infecções de vias aéreas inferiores.
Em dezembro de 2019, observou-se na China, mais precisamente na província de Wuhan, o aparecimento de casos de uma síndrome respiratória aguda grave. Duas semanas depois, foi identificado como sendo causada por uma nova mutação do coronavírus, altamente transmissível, a SARS-COV2.
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto como uma pandemia.
Até 5 de abril de 2020, pelo menos 1. 260.104 casos da doença foram confirmados em mais de 200 países e territórios, com grandes surtos nos Estados Unidos (mais de 330 000 casos), na Itália (mais de 128 000 casos), Espanha (mais de 130 000 casos), Alemanha (mais de 100 000 casos) e China continental (mais de 81 600 casos) 
Pelo menos 68.413 pessoas morreram (mais de 15.900 na Itália, mais de 12.400 na Espanha, mais de 3.300 na China e pelo menos 9.400 nos Estados Unidos) e 258.588 foram curadas.
A gravidade dos sintomas varia, desde sintomas ligeiros semelhantes a um resfriado até pneumonia viral grave com insuficiência respiratória potencialmente fatal.
Em muitos casos a infecção não manifesta sintomas. Nos casos sintomáticos, os sintomas mais comuns são febre, tosse e dificuldade em respirar. Entre outros possíveis sintomas menos frequentes estão garganta inflamada, coriza, espirros ou diarreia, além da falta de olfato e paladar.
Entre as possíveis complicações estão pneumonia grave, com insuficiência respiratória aguda, falência de vários órgãos e morte, principalmente em idosos acima de 60 anos e pacientes com comorbidades, como hipertensão, cardiopatias, diabetes, obesidade, pneumopatias etc.
Entre os sinais de emergência que indicam a necessidade de procurar imediatamente cuidados médicos estão a falta de ar, confusão, tom azul na pele dos lábios ou ponta dos dedos, febre alta persistente acima de 38,5º, vômitos e desidratação.
O período de incubação entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é, em média, de 5 dias, embora possa variar entre 2 e 14 dias. 
A doença é contagiosa durante o período de incubação, uma pessoa infectada pode contagiar outras até 2 dias antes de começar a manifestar sintomas.

• PROCEDIMENTOS – METODOLOGIA
PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS, RESPONSÁVEL TÉCNICO E MÉDICOS:
Organizar uma bolsa, que não seja a bolsa de colo, em casa com a roupa ou uniforme para ser trocado no vestiário do Espaço;
Colocar as máscaras na bolsa, se estiver usando a máscara reutilizável, levar de 2 a 3 máscaras para o Espaço e trocá-las a cada 2 horas impreterivelmente;
Colocar um saco para acondicionar as máscaras sujas no final do expediente;
Colocar outro saco para acondicionar a roupa ou uniforme sujo.

• AO CHEGAR NO ESPAÇO:
Borrifar a solução de água sanitária na sola do sapato que estará na porta de entrada;
Friccionar o sapato por 30 segundos no tapete ou pano embebido com a mesma solução na entrada;
Friccionar álcool em gel nas mãos por 30 segundos;
Dirigir-se ao vestiário, UM FUNCIONÁRIO por vez;
Trocar a roupa e colocar o uniforme;
Colocar a máscara e ir para o seu local de trabalho.

• DURANTE O PERÍODO DE TRABALHO NO ESPAÇO:
Evitar circular pelo Espaço, leve a sua garrafa de água para o seu local de trabalho;
Limpar o celular e sua capa com álcool líquido pelo menos 2 vezes durante o expediente de trabalho;
O uso do álcool em gel não substitui a lavagem correta das mãos. Estas devem ser lavadas a cada 1 hora e no intervalo pode-se usar o álcool em gel;
Evitar encostar a mão na máscara pela parte da frente, pois pode se contaminar e contaminar o ambiente. Se precisar beber água, tirar pelo elástico e recolocar;
Trocar a máscara cirúrgica ou reutilizável a cada 2 horas impreterivelmente;
Não terá café para os clientes e funcionários;
Evitar comer no Espaço, a não ser que o turno seja de 6h, apenas alimentos não perecíveis, como bolachas, biscoitos ou alimentos do gênero.
UM FUNCIONÁRIO POR VEZ NO REFEITÓRIO, para evitar aglomerações.

• AO FINAL DO EXPEDIENTE DE TRABALHO:
Limpar com álcool líquido por 30 segundos, o seu local de trabalho;
Dirigir-se ao vestiário UM FUNCIONÁRIO POR VEZ;
Tirar a máscara e guardar no saco para colocar na bolsa ou descartá-la;
Tirar a roupa de trabalho e acondicionar dentro do saco para levar para casa, colocando dentro da bolsa;
Lavar as mãos corretamente e só então colocar a roupa para sair do Espaço;
Colocar outra máscara para ir para casa.

4.1. PROCEDIMENTOS POR ÁREAS ENVOLVIDAS:

RECEPÇÃO:
Fazer o mesmo procedimento descrito no item B para entrar no Espaço;
Encapar com plástico filme todas as cadeiras que sejam de pano;
Manter a distância de pelo menos 2 metros do outro computado;
Limpar a sua mesa e o balcão com álcool líquido, friccionando por 30 segundos;
Limpar com álcool líquido friccionando por 30 segundos o balcão, a maçaneta da porta e o sofá que a (o) cliente sentou, após cada atendimento pela recepção;
Usar os cabelos presos em coque sem ter nem uma mecha escapando. Evitar pegar e passar as mãos nos cabelos;
Não compartilhar seus materiais de escritório, como canetas, lápis, borrachas etc. Limpar com álcool líquido a 70% estes materiais 2 vezes durante o expediente de trabalho;
Unhas curtas, limpas e bem aparadas;
Ao marcar a consulta ou procedimento, oriente o cliente a ligar e desmarcar imediatamente, se apresentar algum sintoma respiratório, ou febre 24 horas antes do dia agendado;
Perguntar ao cliente se está apresentando algum sintoma respiratório ou febre na hora da marcação;
Ao ligar para confirmar a consulta ou procedimento, perguntar novamente se o cliente está com sintomas respiratórios ou febre;
Ao pegar documentos do cliente, após entregar, higienizar as mãos com álcool em gel por 30 segundos;
Quando o cliente entrar borrife álcool em gel nas suas mãos;
Tenha uma caneta para o (a) cliente diferente da sua. Limpe esta caneta por 30 segundos com álcool líquido após cada uso;
Evitar circular pelo Espaço, leve a sua garrafa de água para o seu local de trabalho;
Ao final de expediente, limpar a sua mesa e o balcão com álcool líquido por 30 segundos;
Ao terminar os atendimentos do dia, realizar os procedimentos de segurança descritos no item C.

FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO:
Fazer o mesmo procedimento descrito no item B para entrar no Espaço;
Sentar a 2 metros do outro funcionário;
Limpar a sua mesa e o balcão com álcool líquido, friccionando por 30 segundos;
Limpar com álcool líquido friccionando por 30 segundos o balcão ou mesa, a maçaneta da porta e a cadeira que a (o) cliente sentou, após cada atendimento;
Não compartilhar seus materiais de escritório, como canetas, lápis, borrachas etc. Limpar com álcool líquido a 70% estes materiais 2 vezes durante o expediente de trabalho;
Quando o cliente entrar borrife álcool em gel nas suas mãos;
Tenha uma caneta para o (a) cliente diferente da sua. Limpe esta caneta por 30 segundos com álcool líquido após cada uso;
Evitar circular pelo Espaço, leve a sua garrafa de água para o seu local de trabalho;
Ao final de expediente, limpar a sua mesa e o balcão com álcool líquido por 30 segundos;
Ao terminar os atendimentos do dia, realizar os procedimentos de segurança descritos no item C

ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, ESTÉTICA:
Marcar clientes a cada 1 hora;
Ao chegar no Espaço se dirigir ao vestiário, UM FUNCIONÁRIO por vez;
Trocar a roupa pelo macacão, colocar a touca e a máscara cirúrgica ou a reutilizável;
Dirigir-se ao seu local de trabalho e evitar circular pelo Espaço;
Leve a sua garrafa de água para o seu local de trabalho;
Antes de receber o cliente lavar as mãos, colocar a máscara N95, os óculos de proteção;
Pedir para entrar. Oferecer ao cliente o álcool em gel e orientá-lo a forma correta de higienizar. Colocar a touca e a máscara e realizar o procedimento;
Ao término, retirar a touca e a máscara do cliente. Quando estiver saído, tirar o seu EPI, trocar a máscara N95, tirando com cuidado para não se contaminar enrolar em um papel toalha e guardar para o próximo procedimento. Colocar a máscara cirúrgica. Os óculos de proteção podem ser limpos com água e sabão e higienizado com álcool líquido após cada procedimento;
Limpar e fazer a assepsia dos aparelhos utilizados, com álcool líquido por 30 segundos, repetindo o procedimento por 3 vezes seguidas;
Se a sala tiver janela dentro ou perto, abrir para circular o ar até o próximo cliente;
Quando precisar ir ao banheiro, abrir o zíper do macacão e tirar as mangas pelo lado de dentro, evitando tocar na parte de fora. Para subir, fazer o mesmo procedimento;
Ao terminar os atendimentos do dia, realizar os procedimentos de segurança descritos no item C.

MÉDICOS:
Realizar os mesmos procedimentos de segurança descritos no item 2 para entrar no Espaço e usar o vestiário;
Se dirigir ao seu consultório e higienizar a sua mesa, computador, carimbos, canetas com álcool líquido friccionando por 30 segundos;
Passar plástico filme nas cadeiras que tenham estofado de pano;
Após a siada do cliente, limpar com álcool líquido os equipamentos médicos utilizados, a maca, a maçaneta da porta, a mesa e a cadeira por 30 segundos;
Ao término do atendimento, tentar arejar o ambiente abrindo janelas até a entrada do próximo cliente;
Ao terminar os atendimentos do dia, realizar os procedimentos de segurança descritos no item C.

HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA.
Realizar os mesmos procedimentos de segurança descritos no item 2 para entrar no Espaço e usar o vestiário;
Se a solução ainda não estiver pronta, deixar o sapato do lado de fora e entrar descalça;
Preparar a solução de água sanitária: para 1 litro de água, dissolver 3 colheres de água sanitária, ou 50 ml e colocar dentro de um borrifador. Abastecer sempre que necessário;
Colocar a mesma solução no capacho ou tapete de entrada do Espaço, verificar sempre se está seco e molhar novamente.
Intensificar a limpeza dos banheiros sempre que forem usados pelos clientes, usando desinfetante e a solução de água sanitária, deixando agir por 1 minuto. Limpar a cada uso, principalmente vaso sanitário e pia.
Não circular pelo Espaço a não ser que seja para realizar higienização e limpeza;
Ao terminar o expediente realizar os procedimentos de segurança descritos no item 2 para ir para casa;
Manter borrifadores com álcool líquido em cada ambiente de trabalho, desde a recepção, vestiário, consultórios, salas de procedimento e financeiro/administrativo;
Manter 10 máscaras cirúrgicas no vestiário a cada manhã.
Este POP entrará em vigor a partir da aprovação pela Responsável Técnica do XXXXXXXX
Após a aprovação deverá ser conhecido e colocado em prática por todos os funcionários, sem exceção.

06.04.2020

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