Rejuvenescimento facial – O que é e como funciona?

Rejuvenescimento facial – O que é e como funciona?

A passagem do tempo tende a trazer consigo o aparecimento de sinais faciais, que podem ser causados por uma variedade de fatores, como a própria ação do tempo, a exposição excessiva ao sol, fatores hereditários e até mesmo o estresse, fazendo com que muitas pessoas busquem tratamentos destinados ao rejuvenescimento facial.

A alteração dos componentes estruturais do rosto, a flacidez muscular, a diminuição de volume devido à absorção de parte da gordura e também a perda de elasticidade da pele acabam por gerar sinais de expressão, rugas e outros elementos indesejados.

Explicaremos agora, em detalhes, o que é e como funciona o tratamento de rejuvenescimento facial utilizando o Sculptra®, como funciona o seu mecanismo de ação e também seus principais benefícios e indicações. Confira abaixo e ótima leitura!

Qual o objetivo dos tratamentos de rejuvenescimento facial?

Como dissemos anteriormente, a passagem do tempo tende a trazer o surgimento de marcas de expressão, perda da elasticidade da pele e flacidez, o que pode impactar negativamente na autoestima, pois o aspecto do rosto está diretamente ligado à percepção íntima e na autoaceitação.

Nesses casos, existe a busca por tratamentos que revitalizam o aspecto da face, amenizando as marcas de expressão, aliviando a flacidez e aumentando a elasticidade da pele, o que dá ao rosto um aspecto mais jovem e saudável, sendo chamados por isso de tratamentos de rejuvenescimento facial.

Dentre eles, atualmente têm ganhado destaque o uso do Sculptra®, ou ácido poli-L-lático, pelos seus ótimos resultados e grande variedade de aplicações possíveis.

Como funciona o rejuvenescimento facial com Sculptra®?

O tratamento com o ácido poli-L-lático, também conhecido por Sculptra®, consiste na aplicação de um polímero desenvolvido a partir de moléculas de ácido lático. Estas moléculas são biodegradáveis e biocompatíveis, diminuindo os riscos de rejeição do corpo sendo absorvidas de forma gradual pelo paciente.

Diferentemente dos demais tratamentos de preenchimento facial, o uso do ácido poli-L-lático não preenche a área aplicada diretamente, mas sim age estimulando a produção de colágeno da pele, que irá recuperar o volume gradativamente de forma natural após a realização do procedimento.

Como ele funciona?

Por meio de um tratamento minimamente invasivo, com uso de anestesia local ou tópica, o médico especialista realiza o procedimento de inserção do ácido polilático na região do corpo a ser tratada com uma agulha ou cânula, em um procedimento que costuma demorar em média 45 minutos.

A atuação do ácido se dá de dentro para fora, ou seja, ele irá estimular a produção do colágeno, trazendo suavidade para os sinais de envelhecimento e também diminuindo o aspecto de flacidez do tecido, além de garantir resultados bastante naturais. Explicamos também alguns pontos importantes sobre o tratamento logo abaixo. Confira:

A partir de três meses após o tratamento

Em geral, os resultados começam se tornar mais visíveis após a passagem de seis a oito semanas, ou seja, é possível notar resultados perceptíveis no rejuvenescimento facial após dois a três meses da aplicação, já que esse é o tempo médio necessário para que a região tratada produza naturalmente o colágeno e comece a preencher as linhas de expressão e recuperar o viço da pele.

Duração de até dois anos

Vale destacar também que o rejuvenescimento facial com ácido poli-L-lático oferece resultados que duram até dois anos. Após esse prazo, é recomendado que o paciente busque realizar novamente o processo, caso deseje manter os resultados obtidos por meio do tratamento.

Quais são os principais benefícios desse tipo de tratamento?

Quando falamos do tratamento de rejuvenescimento facial, especialmente por meio da aplicação do ácido poli-L-lático, o principal benefício destacado é a reconquista de uma pele com mais viço sem os estigmas de outros tipos de preenchedores. No entanto, ele também oferece outros benefícios bastante interessantes, que destacamos abaixo:

 

  • Atuação principal na derme (camada mais profunda da pele): por agir diretamente na derme, auxiliando e estimulando a produção do colágeno, o tratamento é duradouro e apresenta menos contraindicações, além de oferecer um resultado mais natural;
  • Uso em diversas áreas do corpo: também é possível utilizar esse tratamento para outras regiões do corpo, além do tratamento facial;
  • Aumento da produção do colágeno: é muito recomendado por fortalecer a produção de colágeno do paciente, trazendo resultados de longo prazo.

 

É possível usar o Sculptra® além do tratamento para rejuvenescimento facial?

Como dissemos acima, é possível utilizar o tratamento de aplicação do ácido poli-L-lático para outras regiões do corpo. Confira algumas dessas recomendações:

Área interna das coxas

A aplicação do ácido polilático pode ser utilizada para tratar a flacidez da área interna das coxas, resultando em um aspecto mais firme e um contorno mais definido nesta região.

Área interna dos braços

Também é possível diminuir a flacidez da região interna dos braços através desse tipo de tratamento, resultando em um aspecto bastante natural e com visível melhora do tecido.

É importante destacar que todos os tratamentos médicos dermatológicos, como é o caso do rejuvenescimento facial com o Sculptra®, devem ser realizados após avaliação criteriosa do médico especialista, que irá acompanhar o quadro clínico e as necessidades da paciente, garantindo assim um tratamento seguro e que ofereça os resultados esperados.

Além disso, é importante também ter em mente que os resultados podem variar de acordo com a idade, com o tipo de procedimento utilizado, com o tipo de pele e também que as recomendações médicas pré e pós tratamento sejam seguidas com cuidado.

O que você achou de entender melhor mais esta opção para o rejuvenescimento facial, como funciona o tratamento com o ácido poli-L-lático, como é aplicado, quais seus principais benefícios e também as situações onde esse tipo de tratamento é recomendado? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja se manter informado, nos acompanhe nas redes sociais pelo Facebook e Instagram e deixe seu comentário abaixo em caso de dúvidas. Conte conosco!

Comentar

Seu e-mail não será divulgado