Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

O que é a toxina botulínica (botox):

Primeira você sabe que a toxina é originária do postrádio botulínico uma bactéria que causa doença chamada botulismo é claro que só se utiliza a toxina que provém dessa bactéria o que só da este efeito benéfico da microparalisia que precisamos fazer na face para ter melhora das rugas sem nenhum problema para a nossa saúde.

O efeito dela é uma paralisia seletiva de alguns músculos que utilizamos na mímica da face especialmente na região da testa na área dos olhos e com isso atenua as rugas que se formam em função dessa musculatura.

Ela já é usada há muito tempo em pacientes com estrabismo e com paralisia também nos músculos da perna. É onde se percebeu que quando se faz a aplicação da toxina botulínica para melhorar o estrabismo as rugas em torno dos olhos também melhoravam. E a partir disso se começou a usar a toxina com finalidades estéticas para a melhoria de pés de galinha e depois para as rugas da testa e as rugas que estão entre as sobrancelhas.

Quando vamos fazer o tratamento com a toxina botulínica tem algumas marcas no mercado, as mais conhecidas é o próprio botox, o desporte e o xeomin. Elas são similares com relação aos efeitos, recebemos o produto em um frasco com pó dentro liofilizado, ou seja, parece que não tem nada dentro. Nesse caso é preciso fazer uma diluição desse produto com soro fisiológico. O produto parece que nem existe nada dentro do frasco, ele tem que ser conservado em geladeira por isso tanto o transporte quanto o acondicionamento da clínica é importante que seja em geladeira porque se não ele perde a função da toxina. É feita essa diluição com soro fisiológico e também vai ser definido quantas unidades de líquido ficou dentro desse frasco. É preciso aplicar uma dose suficiente para ter um resultado efetivo e duradouro na aplicação da toxina botulínica. Um frasco em média é possível tratar dois pacientes completos, ou seja, rugas na testa, pés de galinha e entre as sobrancelhas.

É por isso que não podemos fazer uma diluição muito grande à dose ideal para cada tratamento são em média 50 unidades, que seria basicamente a metade das unidades que tem em um frasco. Um frasco normalmente se consegue tratar dois pacientes.

Muitas vezes você vê preços que são cobrados muito baratos, eventualmente esse profissional diluiu muito esse produto e ele acabou sendo usando em vários pacientes o que pode ficar mais barato. Mas a eficiência do produto vai ficar comprometida, então é importante procurar um especialista. Depois de diluído precisamos definir individualmente cada caso, quais os pontos que nos vamos aplicar a toxina. Então nos temos a musculatura da mímica expressão da testa, dos olhos ou até mesmo do pescoço na qual se pode fazer. Isso é bastante diferente em cada caso.

A aplicação é muito personalizada ela não é igual para todo mundo, não é uma receita igual para todos os pacientes se não nós ficaríamos com aspectos bastante artificiais e às vezes as pessoas querem elevar um pouco mais o supercílio ou um pouco menos, sendo assim precisa respeitar a anatomia da face de cada um na aplicação da toxina botulínica.

O que conseguimos com a toxina botulínica:

Além de atenuar a contração da musculatura, porque quando a gente contrai o músculo da testa as rugas se formam, e quando a gente sorri as rugas se formam os pés de galinha. Se pararmos para pensar na verdade não é a pele que forma as rugas, mas sim a contração dos músculos que com o tempo vão quebrando a pele.

Baseado nisso se desenha os pontos no paciente pra fazer microparalisia desses músculos que vão ser benéficas para atenuar as rugas, sendo assim vão permitir que além de atenuar as rugas consiga elevar a calda do supercílio, melhorando o aspecto de braveza ou cansaço da face tirando essas rugas do centro da testa entre as sobrancelhas e os pés de galinha.

Feito isso injetando esses pontos uma dose que contém 50 unidades ao todo em média a se injeta 1ml de toxina botulínica diluída e distribuída em todos esses pontos do músculo da mímica. A concentração é importante ser usada para que se possam atenuar as rugas fazendo microparalisia nesses pontos e reduzindo a força do músculo, através disso se consegue atenuar as rugas e dar um formato bonito para o supercílio. Por isso, apesar de simples tem que respeitar todos os critérios para que se tenha um resultado mais eficiente e natural.

ATENÇÃO: injeções em lugares inadequados podem levar a paralisia inapropriada na face com resultados catastróficos.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado

× Como posso te ajudar?