Você conhece o seu PERÍNEO?

Você conhece o seu PERÍNEO?

O PERÍNEO, também conhecido como assoalho pélvico, é um grupo muscular que fica na base da pelve, e são importantes para as mulheres, para os homens e para as crianças. Participam da função urináriadefecatória e sexual. Nas mulheres a função de todo este conjunto é sustentar os órgãos pélvicos (uretra, bexiga, vagina, útero, ânus e reto), como uma cama elástica sustenta o peso de alguém que pula sobre ela. Os elementos mais fortes e decisivos para este fim são os músculos.

Algumas alterações podem levar à incontinência urinária (perda de urina), retenção urinária (dificuldade de urinar), incontinência fecal (perda de gases ou fezes), constipação intestinal (dificuldade de evacuar), prolapsos dos órgãos pélvicos (“bexiga caída”), algias pélvicas (dores na região da pelve) e disfunções sexuais (dores nas relações sexuais, diminuição do prazer, dificuldade em ter ereção, dificuldade em ter orgasmo, ejaculação prematura, entre outras).

Nas mulheres a gravidez, a obesidade, a menopausa e o sedentarismo são as principais causas das alterações dos músculos do períneo, aumentando a chance do desenvolvimento de patologias. Nos homens, a prostatectomia (cirurgia para a retirada da próstata), é a causa mais frequente da incontinência urinária e disfunção erétil.

Através da fisioterapia é possível tratar e prevenir as disfunções perineais, evitando até uma intervenção cirúrgica. A reabilitação perineal ajuda os pacientes a ultrapassarem estas patologias melhorando bem-estar, qualidade de vida, sexualidade e autoestima.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado