O QUE É
Por volta dos 50 anos, a calvície acomete aproximadamente 50% dos homens e 30% das mulheres. Além de comprometer esteticamente, a queda de cabelo pode ser o primeiro sinal de doenças sistêmicas e, dependendo da extensão da queda, pode afetar significativamente o bem-estar psicológico, desencadeando alterações na vida social e profissional do paciente.
A queda de cabelos é normal entre 100 e 130 fios por dia, por conta do ciclo de vida de cada fio, que é marcado por fases de crescimento (anágena), repouso (catágena) e queda (telógena), durando em média dois anos.
Ao haver alguma desordem nesse ciclo, é possível que se registre mudança no padrão de perda dos fios. Esse é o momento adequado para buscar um especialista e avaliar o caso, de modo que quanto mais cedo detectada a causa, maiores as chances de resultados satisfatórios.
COMO FUNCIONA
Ao ser atendido, primeiramente o paciente é submetido a uma anamnese sobre seus hábitos de vida, alimentação, medicamentos de uso contínuo e história clínica. Outra aferição se volta ao exame físico capilar com minuciosa análise do couro cabeludo e fios, por meio de um microscópio digital (tricoscopia), que exibe ao paciente todas as informações do seu caso, com registro fotográfico, na tela de um tablet ou de outro recurso tecnológico.
Após concluída a primeira etapa, são solicitados exames laboratoriais que possam diagnosticar alterações hormonais, vitamínicas e nutritivas. Outro procedimento que pode se fazer necessário é a biópsia do couro cabeludo, que trará mais informações para o tratamento adequado de cada caso.
GERENCIAMENTO CAPILAR
Para atender aos mais variados casos, a Clínica Casagrande dispõe de tratamentos específicos, todos convergidos ao combate da queda irregular do fio, com o intuito de atingir diretamente a causa da calvície.
“Para cada caso é preciso atendimento personalizado voltado à definição da intervenção mais indicada no tratamento das alterações capilares. O processo usa como parâmetro as atividades diárias e hábitos de vida, podendo incluir medicamentos via oral; soluções de aplicação no couro cabeludo; LED e laser de baixa intensidade. Também procedemos com injeções de medicações diretamente no couro cabeludo (mesoterapia)”, enfatiza.
Tendo à disposição o MMP, que combina microagulhamento com Drug Delivery (substâncias tópicas aplicadas diretamente no couro cabeludo com aparelho Cheyenne) e transplante capilar com a técnica F.U.E. (fio a fio, sem cortes e de rápida recuperação), os objetivos do programa de gerenciamento se voltam a prolongar a fase de crescimento dos cabelos, melhorar a densidade dos fios, reduzir a queda, aumentar o crescimento e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Escreva um comentário