Bigode chinês – O que é, quais os tratamentos, como resolver?

Bigode chinês – O que é, quais os tratamentos, como resolver?

Um dos vilões da estética feminina e inimigo da autoestima de muitas mulheres, o bigode chinês é um dos sinais de envelhecimento mais comuns depois dos 30 anos. No entanto, apesar de ser considerada uma marca do tempo, esse tipo de expressão pode aparecer em pessoas mais jovens, a partir dos 20 anos, deixando a mulher com aparência envelhecida.

No entanto, para as mulheres que se sentem incomodadas com os sulcos que se formam entre o nariz e as laterais da boca, existem diversos tratamentos seguros e eficientes, que permitem rejuvenescer essa área do rosto e reduzir ou mesmo eliminar o bigode chinês.

Explicamos agora, em detalhes, o que é o bigode chinês, se ele é um problema de pele, quais são as principais causas de aparecimento, se é possível prevenir ou evitar que ele surja e também quais os principais tratamentos disponíveis. Confira abaixo e ótima leitura!

O que é bigode chinês?

O bigode chinês, nome popular para o sulco nasogeniano, é um tipo de ruga localizada ao redor da boca, que se inicia no nariz e se prolonga até os cantos dos lábios. Essa costuma ser uma das marcas de expressão que mais incomodam as mulheres, já que confere um aspecto cansado e envelhecido ao rosto, mesmo em pessoas mais jovens.

Em geral, esse tipo de sinal do envelhecimento surge após os trinta anos, mas é possível que ele ocorra mais cedo, devido a fatores genéticos e externos, que trataremos com mais detalhes abaixo, surgindo após a perda de gordura na região e se estendendo desde o fim das narinas até os cantos da boca.

O bigode chinês é um problema de pele?

Apesar de incomodar as mulheres por conta do impacto estético, o bigode chinês não é considerado um problema de pele, mas sim uma marca de expressão, como são as rugas. Apesar dele não ser causado por uma doença, não significa que não é possível prevenir seu surgimento ou tratá-lo após aparecer.

Como costuma ser um dos primeiros sinais de envelhecimento no rosto, o bigode chinês costuma incomodar muito o público feminino, já que ele acarreta um aspecto envelhecido ao rosto, impactando a percepção estética e a autoestima.

Quais as principais causas de seu aparecimento?

O surgimento do bigode chinês pode acontecer devido a diversos fatores, sendo o principal deles o processo de envelhecimento natural da pele. Com a passagem dos anos, acontece perda de gordura, desgaste do colágeno da pele e atrofia dos músculos, fazendo com que as estruturas diminuam de densidade e firmeza, ocasionando sulcos no rosto, como é o caso do bigode chinês.

Alguns hábitos, como o fumo, exposição prolongada ao sol, excesso de consumo de açúcares e alimentação desbalanceada, poluição, problemas de sono, dentre outros fatores, podem acelerar o surgimento desse tipo de marca de expressão.

É possível prevenir ou evitar o bigode chinês?

Sim. Existem alguns cuidados e precauções possíveis para prevenir o surgimento do bigode chinês: usar sempre protetor solar, utilizar produtos cosméticos que promovam a elasticidade da pele e a produção de colágeno, evitar o fumo e também evitar exposição excessiva ao sol entre as 10 e 16 horas, período onde os raios solares são mais danosos para a pele.

Quais os principais tratamentos disponíveis?

A recomendação de tratamento deve ser feita pelo médico especialista após análise do quadro de cada paciente, sendo que os tratamentos podem variar de acordo com a idade, o tipo de pele, a profundidade das marcas de expressão e fatores de saúde. Listamos alguns dos tratamentos mais recomendados logo abaixo. Confira:

Cremes anti-idade

Os cremes anti-idade são fortes aliados na prevenção do surgimento do bigode chinês, colaborando com a produção de colágeno da pele, o que pode fazer com que as marcas de expressão demorem a surgir ou se aprofundarem.

Peeling Facial

Para casos onde as marcas de expressão ainda estão finas, é possível utilizar peelings químicos, que utilizam ácidos como o retinóico e o tricloroacético, para melhorar o aspecto do bigode chinês.

Preenchimento facial

Tratamento utilizado tanto para casos de linhas mais superficiais quanto para vincos profundos, o preenchimento com ácido hialurônico é um dos mais populares e com resultados que duram de nove a dezoito meses.

Vale destacar que cada um dos tratamentos disponíveis é recomendado de acordo com a análise do médico especialista, que avaliará quais as necessidades da paciente e também a melhor abordagem para o bigode chinês.

Como é possível perceber, o tratamento para bigode chinês é um processo simples e que envolve poucos riscos, mas oferece ótimos resultados estéticos, garantindo melhora na autoestima do paciente e também maior confiança. No entanto, é importante que todas as dúvidas a respeito do procedimento e dos resultados sejam esclarecidas junto ao médico especialista antes de sua realização, para que seja possível se preparar para os cuidados posteriores ao tratamento.

O que você achou de entender melhor o que é bigode chinês, quais são as suas principais causas, se é possível prevenir seu aparecimento e quais os principais tratamentos disponíveis, de acordo com a faixa de idade? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja se manter informado, nos acompanhe nas redes sociais pelo Facebook e Instagram e deixe seu comentário abaixo. Conte conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

× Como posso te ajudar?